Infraestrutura
Laboratórios

Para ver o regulamento e solicitar o uso dos laboratórios, preencha o 
>> formulário de solicitação << 

Veja abaixo os detalhes de cada laboratório.

Design e Fotografia

Com estrutura de prototipação (scanner e impressora) 3D e mesas digitalizadoras de alta precisão, o Laboratório de Design e Fotografia oferece máquinas de alto desempenho e softwares para que se trabalhe com artes gráficas digitais através de ferramentas como o pacote Adobe Creative Series Master Collection e desenvolvimento de plug-ins e aplicações correlacionadas. Também serve como ponto de apoio para se experimentar com as ferramentas aprendidas nos cursos oferecidos pela área de capacitação.

Confira aqui os cursos que podem auxiliar a otimizar a operação destes equipamentos ou conheça mais sobre o pilar de experimentação do Portomídia.

Animação e Interatividade

A animação pode ser utilizada para vários fins. Tanto como base para a criação de produto audiovisual que a utilize como forma principal ou apenas para determinados momentos, como também para integrar peças publicitárias ou compor as imagens dos games. 

O laboratório conta com mesas digitalizadoras de última geração Wacom Cintiq, que possibilitam que o artista tenha a melhor experiência possível ao criar desenhando digitalmente em cima da própria imagem, além de contar com workstations avançadas para maior processamento das imagens trabalhadas nos softwares, Autodesk Maya, Autodesk 3DS Max Design, Toon Boom Animate Pro, além da suíte Adobe Master Collection.

Dando suporte ao pilar de exibição, o Laboratório de Interatividade permite que sejam desenvolvidas experimentações multimídia que utilizem tecnologias para gerar um novo contexto de exposição do conteúdo, otimizando a experiência do público com o conteúdo a ser exibido.

Confira aqui os cursos que podem auxiliar a otimizar a operação destes equipamentos ou conheça mais sobre o pilar de experimentação do Portomídia.

Edição de Imagem

Após a gravação das cenas, o material é passado para o laboratório de Edição de Imagens onde será feito o primeiro corte do filme com os softwares da preferência do editor (Final Cut, Avid Media Composer ou Adobe Premiere) e aplicados os efeitos especiais em After Effects. Neste laboratório também pode ser feito o processo de composição de imagem utilizando o premiado software Nuke X, que além de ter um fluxo de trabalho especializado em composição de imagem, permite que sejam customizadas e desenvolvidas ferramentas para aprimorar o trabalho. 

Ainda neste laboratório, temos o CineAsset Pro, um poderoso software para masterização de vídeo, podendo criar arquivos no formato DCI, utilizado nos cinemas digitais.

Confira aqui os cursos que podem auxiliar a otimizar a operação destes equipamentos ou conheça mais sobre o área/foco/pilar de experimentação do Portomídia.

Edição Online e Finalização

O foco do deste laboratório é no processo de edição online e finalização do filme, utilizando equipamentos que vão prover um workflow mais ágil e suave para integrar a edição aos efeitos especiais.

O carro-chefe do estúdio é uma workstation Mac Pro com memória, placas e processadores montados especialmente para trabalhar com o software Smoke for Mac, que contém funções avançadas e otimizadas para montagem de cenas, correção de cor e efeitos visuais, além do monitor profissional de broadcast com tecnologia OLED Sony PVM 2546, permitindo maior fidelidade do trabalho à cor intencionada pelo artista.

Confira aqui os cursos que podem auxiliar a otimizar a operação destes equipamentos ou conheça mais sobre o pilar de experimentação do Portomídia.

Edição de Áudio

Neste ambiente os técnicos deverão reunir todo o som captado no set de filmagem, escolher os melhores takes de diálogo e som ambiente, sincronizar, editar, fazer a criação ou recriação de sons e ruídos que irão compor o áudio a ser posteriormente mixado.

O laboratório conta com dois sistemas idênticos baseados no Avid MBox e no Avid Artist Control, garantindo maior agilidade e autonomia sobre o processo de edição de áudio na plataforma Pro Tools. Os sistemas podem ser utilizados para a montagem de trechos de áudio, inserção de faixas de diálogo, folley e efeitos sonoros.

Confira aqui os cursos que podem auxiliar a otimizar a operação destes equipamentos ou conheça mais sobre o pilar de experimentação do Portomídia.

Pré-Mixagem

Com uma sala isolada acusticamente, neste ambiente é feita a pimeira reunião de todos os elementos de um filme ou outra peça audiovisual (diálogo, voice over, dublagens, ambiente, walla, efeitos e música). É uma mistura ou mixagem de todos esses sons com equalização e ajustes de volume, adição de reverb e compressão que criará o som final do produto audiovisual. 

Uma workstation Mac Pro com placa Protools HDX, pacote de softwares Waves Diamond Bundle e biblioteca de áudios profissionais Hollywood Edge integrados ao sistema Protools e operados pela mesa Avid C24, junto a um sistema de som 5.1 com caixas Genelec e uma tela de 55 polegadas para exibição do material com a melhor fidelidade possível.

Confira aqui os cursos que podem auxiliar a otimizar a operação destes equipamentos ou conheça mais sobre o pilar de experimentação do Portomídia.

Correção de Cor e Mixagem

Campeã de investimentos do Portomídia, esta sala é destaque em estrutura para a pós-produção do audiovisual em todo o Brasil por reunir no mesmo lugar o trabalho de correção de cor e mixagem final para cinema.

Desde a sua construção em formato de caixa de concreto isolada através de 80cm de lã de vidro e piso de borracha impossibilitando que seja percebido qualquer ruído externo ou movimentações no piso, até o tratamento acústico final validado por consultores Dolby, o projeto arquitetônico conta com espaço para até 21 pessoas sentadas em poltronas de cinema e uma vaga para cadeirante, permitindo que os responsáveis pela finalização do filme possam convidar jornalistas, parceiros ou potenciais investidores para conferir a versão prévia do produto final.

Além desta função de Screen-Test, a sala tem importante função na finalização do material, tanto em relação ao áudio quanto à imagem. O sistema de correção Baselight 4, utilizado em grandes produções de renome mundial tanto no cinema quanto na televisão, permite que a correção de cor em resolução 4K seja feita em tempo real, não havendo intervalo para renderização, além de contar com a Blackboard 2, um console especialmente desenvolvido pela Filmlight para agilizar todo o processo de correção.

Para a mixagem de som temos um sistema Pro Tools HDX que permite trabalhar com até 512 canais de áudio de alta qualidade através do console Avid D-Command que permite o controle de todo o sistema, auxiliado pelos módulos adicionais de Faders e de Surround Panner para dar mais ergonomia e praticidade ao trabalho do mixador.

Todo o conteúdo produzido na sala é exibido através de um projetor 4K (tendência do cinema digital), o que possibilita que se veja o resultado final já durante o trabalho. A tela é especialmente microperfurada acusticamente para evitar que os speakers, que vem de trás da tela, interfiram na projeção. O áudio, por sua vez, também chama bastante atenção, em um sistema 9.1 contando com speakers, subwoofer e surrounds da JBL e amplificadores Crown DSI 1000, 2000 e 4000.

Confira aqui os cursos que podem auxiliar a otimizar a operação destes equipamentos ou conheça mais sobre o pilar de experimentação do Portomídia.